domingo, 8 de agosto de 2010

Territórios livres para o teatro

Um grande encontro entre as artes cênicas e o público. Este é o Festival Territórios de Teatro, que apresenta em Belém, a partir deste domingo, 24 atrações em vários espaços da cidade. Em sua terceira edição, o evento se firma como um dos mais importantes do calendário cultural da capital paraense, reunindo diferentes propostas cênicas, incentivando a troca de experiências e, sobretudo, ocupando vários espaços da cidade conquistados pelos artistas.

A abertura do festival será neste domingo, dia 8, às 10h, com o Pássaro Junino Tucano, um dos mais tradicionais do Estado, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Às 20h, no Casarão do Boneco, será apresentado “Morgue Insano and Cool”. O evento segue até dia 15, sempre com entrada franca, mas a organização pede que seja doado um quilo de alimento para que seja repassado a comunidades carentes.

A ideia principal, diz Nando Lima, que divide com Ester Sá a coordenação do festival, é congregar a produção teatral paraense, colocando-a em pauta em espaços alternativos que já são normalmente utilizados pelos artistas.

“Há anos a produção teatral paraense toma iniciativas como a criação de teatros, que funcionam como sedes dos grupos, ou ainda a utilização de espaços alternativos, como praças, ruas, galpões, residências e porões. Tudo isso para garantir suas temporadas, manter suas produções e, ainda, possibilitar a criação de espetáculos que, devido à facilidade técnica e ao baixo custo, possam circular em diversos espaços da cidade”, explica Nando.

Foi a partir desta observação que surgiu a ideia do projeto, que surge para fortalecer este movimento teatral, afirmando a postura desbravadora dos grupos locais. “Acreditamos que fazer teatro é uma boa maneira de compor positivamente estas ocupações”, completa Ester Sá.

Para Nando Lima, reunir os espetáculos em uma semana, focando a utilização territorial da cidade, faz com que esta produção ganhe força. “Por estarmos juntos, ganhamos maior visibilidade e capacidade de articulação”, diz Nando. No ano passado, por exemplo, se iniciou uma organização em prol de uma lei de fomento para o teatro.

O festival, no entanto, não termina em agosto. No mês de setembro, serão realizadas apresentações para o público universitário, em que os artistas irão expor de forma didática seus processos de criação. “Pretendemos levantar questionamentos acerca de conexões entre a arte, ciência e cidadania, incentivando a formação de plateias críticas”, comenta Ester Sá.

Nesta etapa, serão apresentados os seguintes projetos: “MaKunaíma – Herança da gestualidade e sonoridade indígena no povo paraense”, de Alberto Silva; “Criação Pública - Uma experiência de teatro em processo com a montagem de ‘O Avarento’, de Molière, dos Palhaços Trovadores”, de Marton Maués; “Teatro com Bonecos - Como atua o ator do In Bust Teatro com Bonecos”, de Paulo Ricardo Nascimento; e “Do dia-a-dia à cena ao som de tecnobrega”, de Maurício Franco.

Com patrocínio da Caixa Cultural, o Territórios de Teatro é realizado pela Intimídia, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP).

PROGRAMAÇÃO
Entre os 24 espetáculos que compõem o festival estão os paraenses “O Mão de Vaca” (Palhaços Trovadores), “Iracema Voa” (Ester Sá) e “Abraço” (Cuíra). Mas também há convidados especiais, como a companhia paulista Pessoal do Faroeste, com o espetáculo “Meio-Dia do Fim”, indicado ao Prêmio Shell. Além disso, o performer Pedro Olaia já está circulando pela cidade, produzindo intervenções artísticas nos locais onde irão ocorrer os espetáculos. Os vídeos destas intervenções irão compor um documentário sobre o festival.

DIA 08 - DOMINGO
10h – Abertura do festival com o Pássaro Junino Tucano, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, da Escola de Teatro e Dança da UFPA
20h – Morgue Insano and Cool (Nando Lima), no Casarão do Boneco

DIA 09 - SEGUNDA
19h – Uma Flor para Linda Flora (Grupo Teatro do Ofício), no Teatro da Fundação Curro Velho
19h30 – O Mão de Vaca (Palhaços Trovadores), no Anfiteatro da Praça da República
21h – Abraço (Cuíra), no Teatro Cuíra

DIA 10 - TERÇA
19h – Sirênios (In Bust Teatro com Bonecos), no Casarão do Boneco
19h30 – Contos da Floresta (Companhia Bric Brac), no Anfiteatro da Praça da República
21h – Iracema Voa (Ester Sá), no Teatro Cuíra

DIA 11 - QUARTA
19h – O Conto Que Eu Vim Contar (In Bust Teatro com Bonecos), no Casarão do Boneco
19h – Jogo de Sete (Cia de Teatro Em Cores), no Teatro da Fundação Curro Velho
19h30 – Perifeéricos – A Começar pelo Pôr-do-Sol (Perifeéricos), no Anfiteatro da Praça da República
21h – Útero – Fragmentos Românticos da Vida Feminina (Saulo Sisnando), no Teatro Cuíra

DIA 12 - QUINTA
19h – Retalhos de Holanda (Truppe Imaginarte), no Teatro da Fundação Curro Velho
20 – A Mulher Macaco (Grupo de Teatro da Unipop), no Teatro Porão Cultural da Unipop
21h – Sem Flor, Sem Perfume, Sem Margarida (Companhia Nós do Teatro), no Teatro Cuíra
21h – Corpo Santo (Companhia de Teatro Madalenas), no Teatro Universitário Cláudio Barradas

DIA 13 - SEXTA
19h – A Troca e a Tarefa (Yeyé Porto), na Casa da Atriz
19h – Águas de Mariana (Gemte), no Teatro da Fundação Curro Velho
21h – Meio-Dia do Fim (Pessoal do Faroeste), no Teatro Universitário Cláudio Barradas

Dia 14 - SÁBADO
17h – Grupo de Experimentação Teatro Miniatura, no Teatro da Fundação Curro Velho
17h – Quem Tem Riso Vai à Lona (Notáveis Clowns), no Teatro da Fundação Curro Velho
19h – Seis Meses Aqui (Núcleo Atores Independentes), no Memorial dos Povos Indígenas (Ver-o-Rio)
21h – Frozen (Usina Contemporânea), no Teatro Universitário Cláudio Barradas

DIA 15 - DOMINGO
18h – Os Dons de Quixote (Grupo da Escola de Teatro e Dança da UFPA), no Teatro Universitário Cláudio Barradas
21h – In Between (Yael Karavan), no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas)

ASSISTA
3º Festival Territórios de Teatro. De 8 a 15 de agosto, com 24 apresentações em vários espaços cênicos da cidade. Entrada franca, com doação de um quilo de alimento. Mais informações: 4006-2916.

2 comentários:

  1. Vocês deveriam publicar o endereço dos espaços culturais onde vão ser apresentadas as peças.

    ResponderExcluir
  2. vcs deveriam dispor os videos de abertura dos espetaculos o video q apresenta as peças e o o utro q apresenta os espaços! espero ver.. vai ser legal ,além de otimo veiculo de divulgação! abraços e MEEEEEERDA A TODOS NÒS.
    Pauli

    ResponderExcluir