terça-feira, 23 de junho de 2009

Territórios de Teatro

FESTIVAL TERRITÓRIOS DE TEATRO
2ª EDIÇÃO
De 01 à 08 de julho de 2009.
Belém- PA


O FESTIVAL


O Festival Territórios de Teatro é uma mostra não competitiva de espetáculos teatrais, que reúne boa parte da produção teatral de Belém do Pará. O Festival tem como idéia fundamental a congregação do movimento teatral da cidade, afirmando a conquista de espaços de pesquisa, experimentação e prática teatral. Territórios que vem sendo historicamente conquistados pelo movimento dos artistas de teatro da cidade.


HISTÓRICO
Em 2008, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, aconteceu na cidade de Belém com sucesso a primeira edição do Festival Territórios de Teatro. Semana festiva para público e artistas, que construíram juntos nestes espaços a poética de uma cidade teatral. Os espaços Teatro Porão Puta Merda, Casarão do Boneco, Teatro Cuíra e Anfiteatro da Praça da República receberam um público de 8000 (oito mil) pessoas. Marcaram presença espetáculos com caráter experimental, grupos e artistas que em suas pesquisas e propostas estéticas construíram a ocupação artística destes espaços.





EM 2009 MAIS TERRITÓRIOS DE TEATRO
Em 2009, em sua segunda edição, o Festival ganha novos espaços: A Casa da atriz Margareth Gondim, o Mercado do Ver-o-Peso além de um quarteirão da Rua Dr. Malcher, ambos no bairro histórico da Cidade Velha. Estes espaços abrigam espetáculos de teatro e por este motivo passam a fazer parte do circuito Territórios de Teatro.


CRÍTICA TEATRAL
Suprindo uma carência em nossa cidade na área de crítica teatral, durante a semana do festival teremos a presença do Crítico Kil Abreu, que acompanhará o festival neste blog, onde postará o panorama dos espetáculos do dia, e realizará ao final dos 7 dias do festival a “Conversa Critica” com estudantes e profissionais de teatro sobre os espetáculos.
Kil Abreu
Jornalista paraense radicado em São Paulo. Pesquisador do teatro, é pós-graduado em Artes pela USP. Foi curador do Festival de Teatro de Curitiba, crítico do jornal Folha de São Paulo e Diretor do Departamento de Teatros da Secretaria de Cultura/SP, na gestão de Marta Suplicy. Atualmente faz parte do júri do principal prêmio do teatro brasileiro, o prêmio Shell. É curador do Festival Recife do Teatro Nacional e escreve para a revista Bravo!. Coordena o Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo da Escola Livre de Teatro de Santo André.

TEATRO POPULAR
O encontro com o Teatro Popular é uma das frentes do Festival Territórios de Teatro, que nesta segunda versão contará com a participação do Grupo de Paixão de Cristo de Canudos (Belém/PA)
Nosso pensamento é provocar o encontro da cultura popular com os artistas de teatro de Belém, possibilitar essa troca de vivências, o que traz aprendizado mútuo.


CONTRAPARTIDAS SOCIAIS

Os espetáculos apresentados em locais fechados terão como ingressos a doação de 1 Kg de alimento não perecível que serão doados para a instituição PARAVIDA.


Sobre Territórios
"A essência do teatro é um encontro" - Grotovski

Um festival que reúne a produção da cidade e a põe ao encontro do seu público. Este é o Festival Territórios de Teatro, que em 2009 tem sua segunda versão. Promover este encontro. Mostrar a cidade o teatro que ela produz.


Podemos falar da força que existe quando se reúne a produção teatral de uma cidade e a apresenta ao público. Sem dúvida ganha-se amplitude significativa, pela força conjunta de artistas que há anos vem trabalhando por espaço e sobrevivência de sua arte: estes espetáculos, ao serem colocados, lado a lado, dia após dia, nos fez compreender a qualidade e a dimensão desta produção, que saltou aos olhos no Festival Territórios de Teatro em 2008. A platéia também percebeu...queria mais...e voltou pra ver.

Os lugares que sediam este festival são espaços conquistados pelos artistas, que optam por utilizá-los de forma lúdica e criativa transformando-os em TEATROS, que estão fora do controle administrativo do poder público; situação atual de quase todos os edifícios-teatros da capital paraense; que tem suas pautas superlotadas o que os torna por vezes de difícil acesso para estes grupos e companhias, que querem poder tornar suas produções rentáveis e sustentáveis em mais numerosas e longas temporadas.

As platéias passam a conhecer e reconhecer estes espaços como territórios de arte, referenciais para quem busque assistir teatro de qualidade. Faz-se necessário registrar que este festival é feito por artistas, empreendedores de teatro, que criam estratégias, que abrem fronteiras para seus trabalhos.

O FESTIVAL TERRÍTÓRIOS DE TEATRO passa a entrar no calendário teatral da cidade marcando a PRIMEIRA SEMANA DE JULHO como um momento de encontro de artistas e platéia, e da materialização do cerne do TEATRO: o homem diante de outro homem em estado de alerta, em sinestesia.

FESTIVAL TERRITÓRIOS DE TEATRO
Coordenação: Nando Lima e Ester Sá
Produção: Cristina Costa
Realização: Intimídia
Parceria – IAP -Instituto de Artes do Pará - 10 anos
Patrocínio- Caixa Econômica Federal
Apoio cultural: Hotel Regente, Confeitaria Tívoli, Sol informática, Pizzaria Vitória, Hiléia, Refrigerantes Refry, Panificadora Camões, Teatro Waldemar Henrique, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saneamento, Polícia Militar, Guarda Municipal e Funtelpa

Os espaços de realização do festival são:


POLO CENTRAL DA CAMPINA

Anfiteatro da Praça da República – Espaço aberto em praça pública, com mais de 100 anos de existência; que historicamente vem recebendo artistas dos mais diversos segmentos. A praça é localizada no centro da cidade, tendo nos finais de semana um público de seis mil (6000) pessoas circulando. Transformar a praça em nosso palco principal trás o significado de democratizar e dar acesso à população à produção teatral. Os espetáculos apresentados neste local, que é o ponto principal do festival, serão gratuitos, não haverá cobrança de ingressos.
Em 2008, o anfiteatro foi palco principal do festival com grande aprovação e empatia do público.

Teatro Cuíra – Sede do grupo Cuíra do Pará. Com 400 m2, no coração da cidade, em um prédio datado de 1905, em área tombada pelo Patrimônio Histórico, o Teatro Cuíra tem espaço para oficinas, música, dança e teatro. Conta com cem poltronas, palco amplo e tem o apoio e participação dos moradores e profissionais do entorno, o que foi buscado, tendo em vista estar localizado em zona extremamente popular, com camelôs e prostituição. O Teatro Cuíra, é protegido pela comunidade que viu sua chegada e permanência como um bem coletivo. Em 2008 participou do Festival Territórios de Teatro



POLO CIDADE VELHA

Casarão do Boneco – O Casarão do Boneco é um prédio antigo, do final do século retrasado, mil oitocentos e muito. Fica na avenida 16 de novembro, no ultimo quarteirão, entre a Veiga Cabral e a Pça. Amazonas, em Belém. É a sede do grupo In Bust Teatro com Bonecos desde 2003, mas o primeiro evento aberto foi na Semana de Bonecos de 2004, com uma apresentação do grupo musical Curimbó de Bolso e uma semana inteira de sessões de performances e cenas curtas com bonecos.
É usado diariamente pelo grupo com todas as atividades para o seu funcionamento e tem em suas dependências uma sala de ensaio, duas salas e um salão com exposição do acervo do grupo, duas salas para guarda do material de repertório (espetáculos e equipamentos), três ateliês de confecção, uma secretaria e um anfiteatro (Arena dos Tajás) para 100 pessoas. É um local específico para o desenvolvimento da linguagem do grupo e de referência do trabalho do teatro com bonecos no Pará. Já foi visitado por grupos e Companhias de vários lugares do Brasil, como a Truks, Teatro das Coisas, Morpheus Teatro 12, Sobrevento, Moitará, Pequod, Teatro Artesanal, Mãomolenga, Trip, Teatro de La Plaza, Clowns de Shakespeare, além de Carlos Palma, do grupo Arte e Ciência no Palco e o Mamulengueiro Jozias Wanzeler. Alguns deles ministraram oficina e apresentaram no Casarão.
Os grupos de Belém, que desenvolvem ou desenvolveram algumas atividades, incluindo apresentações, são a Desabusados Companhia, a Cia Nós Outros, os Palhaços Trovadores, a Cia. Entreatos, o Nefesh e os Notáveis Clowns. Em 2008, participou do Festival Territórios de Teatro.
Casa da Atriz Margareth Gondin – É a casa de uma atriz, que por motivos estéticos e significativos resolveu estrear seu espetáculo dentro de sua casa.

Quarteirão da Rua Dr. Malcher - Durante o mês de setembro de 2008 a Cia. Brasileira de cortejos realizou a temporada de seu espetáculo “NO OLHO DA RUA” num trecho da rua Dr. Malcher (entre Tv.Joaquim Távora e Tv.Capitão Pedro Albuquerque) localizada no centro Histórico da cidade. Opção estética de pesquisa da Companhia, o espaço da Rua ganha novo significado ao ser habitado pela cena teatral. Os moradores do Quarteirão forneceram autorizações para a utilização da Rua, e compartilharam de suas apresentações na temporada.

Um comentário: